Páginas

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

ECOCARDIOGRAMA FETAL - INDICAÇÕES

Fatores maternos
1. História Familiar de cardiopatia congênita.
2. Diabetes mellitus/Diabetes Gestacional.
3. Exposição a agentes comprovadamente cardio-teratogênicos (lítio, anticonvulsivantes) ou com ação em canal arterial (vasoconstrictor nasal em grande quantidade e anti-inflamatórios).
Fatores fetais:
1. Gestantes "normais" cuja ultrassonografia obstétrica revelou aspecto anormal do coração fetal
2. Anomalias extra-cardíacas e cariótipo fetal alterado
3. Translucência nucal aumentada, independente do resultado do cariótipo.
4. Hidropisia fetal não imune.
5. Arritmias fetais
6. Bradicardia (freqüência cardíaca menor que 100bpm).
7. Taquicardia fetal, ou seja, frequência cardíaca acima de 200bpm (é emergência em cardiologia fetal).

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Sopros Cardíacos

Os sopro cardíaco é o barulho que o sangue faz ao passar pelo coração, podendo ser sinal de doença cardíaca.
O sopro patológico geralmente é auscultado facilmente pelo médico/pediatra, podendo ser sinal comunicações intercavitárias (tais como nas CIV`s) e/ou patologias das valvas cardíacas.
Já o sopro inocente (como é mais conhecido) é um sopro muito suave e, não raramente, é auscultado em uma única ocasião pelo médico/pediatra assistente. Como já comentado, é a simples passagem do sangue pelas estruturas cardíacas e sua presença não indica patologia, logo não necessita de acompanhamento.
O médico deve ficar atento, pois em 5-10% dos casos em que se suspeita de sopro inocente inicialmente, podemos nos suspreender, ou seja, ao realizarmos o ECODOPPLERCARDIOGRAMA, podemos nos deparar com alguma cardiopatia estrutural.
Sendo assim, o mais sensato é: em caso de sopro cardíaco, consulte um cardiopediatra!

Comunicações Interventriculares e Interatriais

São comunicações entre os átrios (CIA) e entre os ventrículos (CIV), respectivamente, pelas quais ocorre a passagem de sangue das cavidades esquerdas para as cavidades direitas do coração.

Há dois efeitos imediatos:
- aumenta o fluxo sanguíneo para os pulmões
- aumento da pressão sanguínea nos pulmões (principalmente no caso das CIV`s)
O médico suspeita de uma dessas doenças pela presença de sopros na ausculta cardíaca (que geralmente estão presentes apenas nas CIV`s), cansaço, dificuldade de ganho de peso, sudorese, pneumonias de repetição, Rx com aumento da área cardíaca, dentre outros achados.

O tratamento, inicialmente é medicamentoso, com cirurgia podendo estar indicada em casos em que há repercussão clínica para a criança.

O exame que confirma tais cardiopatias é o ECODOPPLERCARDIOGRAMA, o qual deverá ser realizado por cardiopediatra treinado especialmente para sua realização e orientação correta do tratamento.

A longo prazo, quando não tratadas adequadamente, podem evoluir para hipertenào pulmonar, quadro grave, cujo prognóstico é reservado, daí a necessidade de um tratamento adequado para estas cardiopatias.

EXIJA QUE SEU FILHO SEJA ACOMPANHADO POR UM CARDIOPEDIATRA!