Páginas

sexta-feira, 8 de julho de 2011

QUESTÕES MAIS FREQUENTES DE PAIS DOS RECÉM-NASCIDOS

1. Como posso saber qual vai ser a cor definitiva dos olhos?

Se o recém-nascido é moreno e tem olhos castanhos, essa vai ser a cor defi nitiva, mas se o recém-nascido é clarinho e tem olhos azuis...pode mudar. Observe nos primeiros 6 meses. Se a cor vai escurecendo e perdendo o brilho, eles se tornarão castanhos (no máximo até o 1º aniversário), mas se eles continuarem azuis aos 6 meses de idade vão permanecer assim o resto da vida.

2. Eu observei uma mancha vermelha de sangue no branco dos olhos (pode ser um só ou os dois olhos); isso é perigoso?
Não. É causada pela pressão exercida durante o trabalho de parto e desaparece espontaneamente em poucos dias.

3. As costas e o ombro do bebê estão cobertos por pelos finos, por que?
Isso se chama lanugem; é produzida no fi nal da gravidez e cai logo ou, no máximo, em algumas semanas.

4. O que são aquelas manchas vermelhas conhecidas como a “picada da cegonha”?
São marcas de nascimento (hemangiomas) localizadas na raiz (acima) do nariz, na parte inferior central da testa, atrás da cabeça (occipital) e nuca. Desaparecem em meses ou 1 ano. Observe que essas manchas têm disposição central; as manchas laterais como as manchas cor de vinho situadas na face (bochechas) e pálpebras podem constituir problema permanente.

5. O que é mancha mongólica?
Áreas planas, amplas, escuras (azuladas) que parecem uma batida, geralmente nas costas ou nádegas. São frequentes e mais comuns em crianças de pele escura ou amarela. Começam a desaparecer depois do 1º aniversário e desaparecem totalmente na idade escolar.

6. Meu recém-nascido parece estar com ‘cravinhos”; isso é possível?
Sim. É o que chama “milium”. Aparecem na ponta do nariz e no queixo e são causados pela secreção de sebo por glândulas da pele. Desaparecem em 2 ou 3 semanas.
 
7. As mamas do bebê estão inchadas e às vezes até sai um pouco de leite (que o povo chama “leite de bruxa”). Devo apertar?
Nunca. Isso é devido a hormônios que passam da mãe para o recém-nascido e desaparece em 1 semana.  Se você tentar apertar pode infeccionar e formar um abscesso.

8. O cordão umbilical caiu e ficou uma bolinha dura no umbigo...
É o granuloma umbilical. Seu pediatra pode orientá-la para cauterizar com nitrato de prata. Às vezes, após a queda do cordão umbilical, ocorrem pequenos sangramentos que mancham as fraldas. Nada a temer.

9. O que é aquela secreção constante nos olhos do recém-nascido?
Podem ser irritação do nitrato de prata que é pingado nos olhos logo após o nascimento ou um certo entupimento do canal lacrimal. Limpe com água limpa e é interessante pingar algumas gotas de leite materno.

10. O bebê está espirrando; isso é resfriado?
Não. É um refl uxo normal tal como são normais os soluços e um pouco de regurgitação.

11. Recém-nascido que chora muito, quase o tempo todo – é provocado por cólicas?
Nas 2 primeiras semanas de vida, certamente não. Controle o peso para verifi car se não é fome.

12. A urina parece estar com sangue...
A fralda manchada de vermelho ou alaranjada pela urina é normal. São sais de urato que dão essa cor.

13. Quando devo levar o recém-nascido ao pediatra?
Dentro de 1 semana após a saída da maternidade. O pediatra fará o exame geral, verifi cará os refl exos, vai conferir a pega da mama, o crescimento (aumento de peso). Em caso de dúvida, especialmente em relação à amamentação, retornos em curto prazo (3 a 5 ou 7 dias) são necessários no primeiro mês de vida.

14. Febre é perigoso no recém-nascido?
Sim, é um sinal de alarme porque pode expressar doenças graves incluindo meningite, infecção urinária ou pneumonia. Leve de imediato ao pediatra.

15. O bebê apresenta um estufamento (bola cheia de ar) no umbigo e que aumenta quando ele chora...
É a hérnia umbilical. Não é perigosa nem dolorida e desaparece, na maioria dos casos, após o 1º aniversário.

16. Um testículo parece bem maior (como se estivesse inchado) do que o outro...
Trata-se de hidrocele, um acúmulo de líquido em volta do testículo. Vai desaparecer lentamente. Se, no entanto, o inchaço do testículo aparece de repente ou aumenta com o choro, leve ao pediatra.

17. O recém-nascido enxerga?
Sim, ele consegue focalizar um ponto no centro de seu campo de visão, situado a 20 a 45cm na frente dele. É a posição em que ele enxerga o rosto da mãe enquanto mama o peito. Estimule a visão com móbiles e cartões com quadrados ou faixas brancos e pretos, ou com caretas simples ou ainda com cores fortemente contrastadas (vermelho, verde, amarelo). Um leve estrabismo (cruzamento dos olhos) ocasional é normal. Com 1 mês, o bebê começa a acompanhar com a cabeça os movimentos dos objetos.

18. O recém-nascido escuta?
Sim. Durante o primeiro mês o bebê presta atenção às vezes, especialmente quando se fala naquele tom de “voz para bebê”. Ruídos fortes não fazem bem e devem ser evitados. Caixinha de músicas e discos com música suave (principalmente de Mozart) são  úteis bem como brinquedos padronizados e coloridos que fazem sons suaves. Com 1 mês, o bebê se volta para o lado de sons e vozes familiares.

19. O recém-nascido sente frio?
O recém-nascido perde calor com mais facilidade do que a criança maior. Por isso ele precisa ser um pouco mais agasalhado. Três camadas fi nas de roupa (underwear: camiseta + macacãozinho + xale) dão uma boa proteção. Se as mãos e pés estiverem frios o bebê parecer desconfortável, agasalhar um pouco mais; o contrário se estiver com extremidades quentes e suando.

Fonte: Edição Especial - Temas em Pediatria - Consulta Pediátrica no Primeiro Ano de Vida.
http://www.nestle.com.br/nutricaoinfantil/downloads/publicacoesCientificas/temapediatria/Temas_Especial.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário