Páginas

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Método BLW: introdução alimentar sem papinha

OPINIÃO DO DR MARCELO MADEIRA: 

"Deixo bem claro que não concordo plenamente com o método. Haverão crianças em que ele será um sucesso e, em outros casos, uma inteira lambança. Quando avalio as curvas de crescimento do cartão de vacinas, tento manter uma avaliação objetiva e não apenas subjetiva do bebê. 
Já imaginou seu filho não ganhar peso e você simplesmente ficar observando, porque é bonitinho a criança segurar frutas e legumes e levá-los sozinho à boca?!"
Pois bem... 
Todo e qualquer método, principalmente esses revolucionários, devem ser avaliados individualmente e com muita cautela. 
Eu, particularmente, ainda sou adepto (e oriento aos meus pacientes) as "velhas e queridas" sopinhas e papinhas de frutas.
Mas vamos lá...
  

O chamado Baby-ledWeaning (Desmame Guiado pelo Bebê) consiste em oferecer a comida em pedaços e permite que o bebê se sirva sozinho. Saiba mais sobre essa prática que já tem milhares de mães seguidoras em todo o mundo.















Clique no link abaixo,leia e avalie.
http://revistacrescer.globo.com/Bebes/Alimentacao/noticia/2015/06/metodo-blw-introducao-alimentar-sem-papinha.html

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA PACIENTES ALÉRGICOS





- SEU FILHO PARECE ESTAR GRIPADO O TEMPO TODO?
- ELE APRESENTA CORIZA E OBSTRUÇÃO NASAL DIARIAMENTE? ESPIRRA AO MENOR CONTATO COM POEIRA, FUMAÇA OU BICHINHOS DE PELÚCIA?
- BASTA ENTRAR NAS PISCINA PARA DESENCADEAR UM QUADRO DE INFECÇÃO DE VIAS AÉREAS SUPERIORES?
- VOCÊ FUMA OU TEM ANIMAIS DOMÉSTICOS EM CASA?

PRESTE ATENÇÃO A ESSAS RECOMENDAÇÕES, POIS PROVAVELMENTE SEU PEQUENO TENHA RINITE ALÉRGICA.






A rinite alérgica é uma reação imunológica do corpo a partículas inaladas que são consideradas estranhas. Essas substâncias são chamadas de alérgenos. O nariz é a porta de entrada para o ar e substâncias carregadas por ele, e tem a função de filtrar as impurezas, além de umidificar e aquecer o ar que vai chegar aos pulmões.
O indivíduo alérgico tem uma reação exagerada aos alérgenos. Seu sistema imunológico reage de forma intensa a estas substâncias estranhas na tentativa de defesa do organismo. Na crise da rinite, a pessoa apresenta obstrução nasal, coriza, espirros e coceira no nariz. Se a pessoa tiver uma predisposição para asma, pode apresentar também uma crise de asma, com falta-de-ar e cansaço.
Sabemos que existe um componente genético nas alergias. Quando ambos os pais tem rinite, a chance de os filhos terem o problema chega a 50%. Quando a pessoa que carrega essa predisposição em contato com um alérgeno, passa a ser reativa a ele e não mais tolerar o contato. Essa reação em geral acontece nos primeiros anos de vida, mas pode ser mais tardia.



·       Retirar do dormitório tapetes, cortinas, almofadas, livros, objetos de pêlo, pelúcia ou penas, feltro, papel de parede, objetos embaixo das camas ou em cima dos armários.
·       Substituir travesseiros ou edredons de penas ou plumas por material antialérgico.

·       Revestir os travesseiros e colchões com material impermeável tipo napa, curvim ou courino.

·       Trocar a roupa de cama uma a duas vezes por semana.

·       Preferir ambientes abertos para brincadeiras das crianças a lugares fechados.

·       Evitar roupas ou agasalhos de lã ou as que soltem pêlos. Usar, preferencialmente, agasalhos de nylon, gabardine, flanela malhas de seda, couro ou camurça.

·       Evitar cortinas, tapetes e carpetes em casa, especialmente no quarto de dormir.

·       Evitar o excesso de quadros, painéis, prateleiras com livros, papel de parede. Tudo isso é prejudicial ao ambiente do alérgico, podendo desencadear crises intermitentes.

·       Evitar ambientes úmidos, abafados e o manuseio de roupas guardadas por longo tempo.

·       Evitar arrumar armários, depósitos, caixas, livros e papéis, por conterem fungos e poeira, o que é prejudicial à saúde do alérgico.

·       Não deixar que se forme mofo em sua casa, pois pode desencadear crises alérgicas, muitas vezes graves.

·       Evitar odores ativos como inseticidas espirais ou spray, tintas, vernizes, desinfetantes, ceras, gasolina, querosene. Alguns alérgicos não podem ter contato com pó-de-arroz, giz, serragens, fumaça em geral, principalmente aquela proveniente do cigarro.

O alérgico deverá estar atento aos elementos provocadores de crises. Portanto, alguns hábitos inadequados deverão ser eliminados de sua rotina, como por exemplo:

·       Criar animais de pêlo ou de pena em casa. Quando não houver outra solução, esses deverão permanecer ao ar livre, sem muito contato com o alérgico.

·       Dormir com animais de estimação e/ou brinquedos de pelúcia. Tais brinquedos, se não puderem ser descartados, devem ser levados à secadora ou ao congelador por uma noite, uma vez por semana, a fim de eliminar os ácaros.

·       Fumar no ambiente do alérgico (mesmo cigarros apagados ou cinzas de cigarro é prejudicial).