Páginas

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Socooooorro!!!! Meu filho está com FEBRE!

Que queixa mais chata e incômoda que a febre nos nossos filhos?
E quer uma resposta mais irritante ainda do que quando o pediatra nos diz que é apenas uma VIROSE?
Pois podem crer: pediatra tem grande chance de estar certo sem nem mesmo examinar seu filho (80%, aproximadamente).
As infecções de vias aéreas superiores (IVAS) são as doeças mais comuns na infância e as maiores responsáveis pelas consultas em pediatria. São inevitáveis e acomente as crianças umas 5-8 vezes por ano, pelo menos, com tendência a ficarem mais frequentes quando seus filhos frequentam creches ou escolas.
As IVAS que se caranterizam por FEBRE, coriza, lacrimejamento, prostração.
Podemos diferencias dois grandes grupos: os resfriados e as gripes.
Os resfriados são mais amenos, com poucos sintomas e praticamente sem repercussão sobre o estado geral do paciente. Já nas gripes, a febre e a prostração é um pouco maior, podendo vir acompanhado de rinite, sinusite, conjuntivite, laringite, com perda de apetite e vômitos, estes últimos principalmente na vigência da febre.
Existem mais de 200 sorotipos de vírus causadores das gripes e resfriados e os exames de rotina, tais como hemograma, não conseguem distinguir o virus causador da tormenta. Por isso, não crussifique seu pediatra se ele não der a resposta que você gostaria de ouvir ou se disser que o exame clínico é suficiente para se tomar a conduta final.
Uma avaliação criteriosa por parte do médico com avaliação do estado geral do paciente, ausculta pulmonar, observação de garganta e ouvidos (otoscopia) deixa, pelo menos, a mãe tranquila quanto à não necessidade do uso de antibióticos.
O tratamento desses quadros se faz apenas com uso de medicações sintomáticas, tratando a febre e instilando soro fisiológico nas narinas ou com uso de descongestionantes nasais tópicos, nos casos em que a obstrução é mais intensa, impediando o sono e a amamentação dos mais pequenos.
O uso de antibióticos para prevenir complicação bacteriana deve ser evitado, pois não tem esta propriedade, podendo levar, inclusive, a infecções resistentes aos antibióticos habituais.
A vitamina C não tem nenhum efeito curativo ou preventivo das IVAS.
Uma medida caseira, mas que pode ser utilizada, são os chás, principalmente aqueles que contenha alho (Expectorante, antigripal, febrífugo, desinfetante, antinflamatório, antibiótico, antisséptico, vermífugo - segundo o site da USP), mel e limão. Outras plantas que podem ser utilizadas são a cebola, o sabugueiro, a carqueja, o mamão e o picão-preto (para mais informações, pesquisar em http://ci-67.ciagri.usp.br/pm/).

Nenhum comentário:

Postar um comentário