Páginas

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Os Perigos do Ar Seco

Estamos no nordeste, período conhecido por nós como seca ou verão (inverno para as regiões em que há estações bem definidas) e com ela, a seca, vem também o ar seco.
A presença do ar seco prejudica o funcionamento das mucosas das vias aéreas superiores, diminuindo assim as resistências naturais do organismo às gripes e resfriados, bronquites, sinusites, rinites e pneumonias.
Isso ocorre porque nossas vias aéreas são cobertas por uma camada de células microscópicas sobre as quais se encontram os cílios e sobre eles uma camada de muco, responsável por barrar a livre entrada de impurezas do ar para o organismo.
Com o clima seco, esse muco resseca e não cumpre a sua função, permitindo a entrada de poluição, estando os indivíduos mais vilneráveis às chamadas IVAS (infecção de vias aéreas superiores).
Sendo assim, caros amigos e amigas, a maneira mais simples e barata de se combater os malefícios do ar seco e cuidar da saúde, principalmente dos bebês e idosos é manter o corpo sempre hidratado, mediante a ingestão de bastante líquido durante todo o dia. As crinaças devem levar para a escola garrafinhas com água para ser ingerida durante as aulas e atividades recreativas.
Para os adeptos às práticas esportivas, o cuidado deve ser redobrado, principalmete evitando a prática de esportes nos horários mais quentes e uso de protetor solar adequado para seu tom de pele durante a exposição ao sol.
Sendo assim, nossa receita padrão é: água, água de coco, sucos de frutas, frutas frescas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário