Páginas

domingo, 17 de julho de 2011

O Uso Prolongado de Telefones Celulares Pode Provovar Câncer?

Recentemente, "caiu" na mídia televisiva a notícia BOMBÁSTICA que o uso do telefone celular pode provocar câncer cerebral. E por algumas vezes fui abordado pelos pais de meus pacientes a respeito do assunto.
Sendo assim, fiz um estudo sobre as recentes notícias vinculadas na mídia e no site médico MEDSCAPE, que costumo ler com muita frequência, e encontrei esta reportagem que julgo tirar as dúvidas de pais e médicos a respeito do assunto.
Can Cell Phones Really Cause Brain Cancer?

John M. Maris, MD
Professor of Pediatrics, University of Pennsylvania; Chief, Division of Oncology, Director, Center for Childhood Cancer Research, The Children’s Hospital of Philadelphia, Philadelphia, Pennsylvania



Olá. Meu nome é John Maris, e eu sou Chefe da Divisão de Oncologia do Hospital Infantil de Filadélfia (CHOP). Hoje eu gostaria de falar com você sobre um relatório recente (da OMS) sobre os telefones celulares e o potencial carcinogênico dos mesmos.

Este (relatório) tem recebido a atenção da imprensa (...). O que eu quero dizer é: Não há nada para se preocupar. Como um pesquisador de câncer e alguém que passa muito tempo pensando sobre o que pode causar câncer, aplaudo a Organização Mundial de Saúde por emitir este relatório e pedir mais informações e dados sobre o assunto.
Eu acho que a maneira pela qual que foi vinculado na mídia - que os telefones celulares podem causar câncer ou que existe uma preocupação entre os especialistas que os telefones celulares causam câncer - é exagerado. O que eu realmente quero levar para a população em geral é que não há nada para se preocupar.
Quando pensamos sobre o que causa o câncer, uma das primeiras perguntas que precisamos nos perguntar é: é plausível? (...)
Telefones celulares são usados ​​muito comumente hoje em dia, e sendo assim, há uma preocupação de que a incidência de câncer pode estar aumentando em seus usuários, por isso é natural pensar que estes dispositivos dos quais nós tanto gastamos muito tempo possa ter um efeito nocivo.
Por um longo tempo, as pessoas pensavam que os cigarros não fossem prejudiciais e, apesar de alguma preocupação crescente por um longo tempo, as pessoas negavam isso. Assim, os telefones celulares são semelhantes ao cigarro ou ao tabaco? A resposta é não. Fumar provoca irritação, que tem um efeito cancerígeno, e não há uma explicação biologicamente plausível para que isso também ocorra com o uso deos aparelhos de celular.
Ondas de rádio que vêm de um telefone celular são de baixa energia. Várias pesquisas têm mostrado a energia desprendida pelos aparelhos celulares é um milhão de vezes menor, literalmente, um milhão de vezes menor do que a energia que é necessária para provocar danos materiais ao DNA, causando mutação e câncer. (...).
Poderia haver outra razão?
(...) tem havido dezenas e dezenas de estudos in vitro, em modelos animais, e - mais importante - de seres humanos que refutam essa hipótese.
A Organização Mundial de Saúde avaliou um estudo muito, muito grande que olhou para milhares e milhares de usuários de telefone celular. Havia a incapacidade de dizer definitivamente que estes dispositivos não foram associados com o câncer neste grupo muito grande de pacientes, porque é uma coisa complicada de se estudar e além disso este estudo se baseou em entrevistas de telefone e não numa observações real.
A Organização Mundial da Saúde divulgou um comunicado de advertência para dizer que nós só precisamos de mais informações. Isso não significa que os telefones celulares causam cãncer. Não há nada científico ainda que suporte a orientação da necessidade de mudança do comortamento quanto ao uso do aparelho de celular, e eu aplaudo o esforço para obter mais dados. Por enquanto não temos nada com o que nos preocupar.

Obrigado pela sua atenção.

Tradução: Dr Marcelo Madeira P Silva
Fonte: http://www.medscape.com/viewarticle/743916

Nenhum comentário:

Postar um comentário