Páginas

domingo, 17 de julho de 2011

Recomendações da AAP Sobre o Manejo da Deficiência de Ferro.

A Associação Americana de Pediatria divulgou um relatório clínico, com diretrizes para a ingestão de ferro em lactentes e crianças e para melhorar os métodos de triagem.

O relatório clínico, intitulado Diagnóstico e Prevenção da deficiência de ferro e anemia ferropriva em lactentes e crianças pequenas (0-3 anos de idade), foi publicado online em 05 de outubro de 2010 no Pediatrics.
Deficiência de ferro pode ter efeitos irreversíveis a longo prazo no desenvolvimento cognitivo e comportamental de uma criança. No momento em que a criança já desenvolve a anemia ferropriva, pode ser tarde demais para evitar problemas futuros. "(...) No momento em que a anemia ferropriva já está instalada, se tem uma deficiência de ferro por um longo tempo", disse Frank Greer, MD, professor de pediatria da University of Wisconsin School of Medicine e Saúde Pública, em Madison, e um co-autor do relatório.
Segundo o relatório da AAP, as crianças dever tem sua hemoglobina verificada entre os 9 e 12 meses de idade, e novamente entre 15 e 18 meses de idade.
(...)
Suplementos de ferro líquido ou vitaminas podem ser usados, mas há um risco de sobrecarga de ferro em algumas populações, de acordo com Michael K. Georgiev, MD, professor de pediatria e psicologia infantil e diretor do Centro para o Desenvolvimento Neurocomportamentais da Universidade de Minnesota, em Minneapolis.
"Desde que não se faça a suplementação universal, precisamos identificar as crianças que estão em risco de deficiência de ferro e começar a segmentação-los", disse Georgiev, que estuda os efeitos do desenvolvimento neurológico de deficiência de ferro em crianças.
O relatório AAP também identifica diversos fatores associados à deficiência de ferro e anemia ferropriva, incluindo prematuridade ou baixo peso ao nascer, a exposição ao chumbo, a amamentação exclusiva nos últimos 4 meses de idade sem suplementos de ferro (...). Crianças com necessidades especiais de saúde também podem estar em risco. Crianças de condição econômica desfavorável, são também motivo de preocupação, de acordo com o relatório, que recomenda uma análise selectiva para estes indivíduos.
As diretrizes também abordam meios para prevenir a deficiência de ferro através de uma dieta de alimentos naturalmente ricos em ferro, como carnes, mariscos, legumes ricos em ferro, frutas e legumes, e cereais enriquecidos com ferro. Frutas ricas em vitamina C ajudam na absorção de ferro. Algumas crianças podem necessitar de suplementos de ferro líquido ou vitaminas mastigáveis ​​para obter ferro suficiente.

A AAP recomenda quantidades variáveis ​​de ferro com base na idade de uma criança:
• Crianças saudáveis ​​têm ferro suficiente para os primeiros 4 meses de vida. Uma vez que o leite materno contém muito pouco ferro, lactentes devem ser suplementadas com 1 mg/kg por dia de ferro por via oral de 4 meses de idade até que os alimentos ricos em ferro (como cereais enriquecidos com ferro) sejam introduzidos.
• Crianças alimentadas com fórmulas de partidas ou de seguimento enriquecidos com ferro não necessitam desta suplementação.
• Crianças 6 a 12 meses de idade precisam de 11 mg/dia de ferro. Quando introduzida a alimentação complementar deve-se focar na ingestão de alimentos com teores elevados de ferro, tais como carne vermelha e vegetais, os quais devem sem introduzidos precocemente. Suplementos de ferro líquido pode ser usado se as necessidades de ferro não são atendidas pela alimantação complementar.
• Crianças 1-3 anos de idade precisam de 7 mg por dia de ferro. O ideal é que esse teor de ferro venha dos alimentos tais como carnes vermelhas, ricas em ferro vegetais, e frutas com vitamina C, que aumentam a absorção de ferro. Suplementos líquidos e multivitaminas também pode ser usado.
• Todos os prematuros devem ter pelo menos 2 mg/kg de ferro por dia até 12 meses de idade, que é a quantidade de ferro em fórmulas enriquecidas com ferro. Prematuros alimentados com leite humano deve receber um suplemento de ferro de 2mg/kg por dia.

Uma alimentação com alta biodisponibilidade de ferro deve ser diversificada, com quantidades moderadas de carne, ave, peixe e alimentos ricos em vitamina C. Para a alimentação das crianças segue algumas orientações:

•Ofereça, após as principais refeições, suco de frutas cítricas como laranja, acerola, morango, goiaba, kiwi;
•Adicione as verduras verde-escura às preparações cozidas, como por exemplo brócolis cozido no arroz, couve cozida, espinafre;
•Prepare vísceras ou miúdos ao menos uma vez por semana, como coração ou fígado de galinha cozido, tirinhas de fígado bovino acebolado. Outra forma de preparar o fígado bovino é como patê, as crianças adoram.
•Evite sobremesas a base de leite, como sorvete, pudins, creme de leite. Prefira as frutas cítricas.
•Utilize farinhas, biscoitos e outros alimentos fortificados ou suplementados com ferro.
•Não substitua refeições salgadas por alimentos lácteos, biscoitos ou guloseimas.


Um comentário:

  1. Sildenafil dapoxetine isn't proposed for ordinary everyday use - you should just take it before you envision engaging in sexual relations. The tablet has a severe taste, so gulp down it without biting. You can take it either with or without food.

    ResponderExcluir