Páginas

domingo, 27 de junho de 2010

Para os Pais Refletirem.

Em meu consultório de pediatria, sempre chegam crianças acompanhadas com suas mães e pais com alguma das seguintes queixas:
- Dr Marcelo, meu filho não come nada... Só quer comer besteiras... Não sei como fica em pé, pois come muito pouco... Até que vinha comendo direitinho, mas parou de se alimentar de uma hora para outra... Passe uma vitamina para ele comer mais...
Quando olho para as crianças, muitas vezes, observo pacientes aparentemente saudáveis, bem nutridos, bochechas coradas, espertíssimos, ou algumas vezes gordinhos!
Nestes casos, minha primeira observação para os pais e mães é a seguinte, em tom de brincadeira, lógico:
- Ou seu filho virou planta e está fazendo fotossíntese, pois só assim estaria ganhando peso normalmente sem se alimentar, ou está ingerindo a quantidade suficiente de alimentos para o seu crescimento e desenvolvimento (ou até mais que o necessário, quando vejo uma criança com sobrepeso ou obesidade evidente).
E ainda pergunto:
- Mas será que está se alimentando corretamente?
Tantas vezes escuto:
- Prá falar a verdade, doutor, ele só quer comer besteiras. É salgadinhos, biscoitos recheados, sucos de caixinhas, refrigerantes.
E aí faço a réplica:
- Beleza! Então chegamos a uma conclusão: ele não come pouco, come mal.
- E o que posso fazer, doutor?
- Bom! Ele tem carteira assinada, com salário fixo, carteira de motorista e vai sempre ao supermercado fazer as compras da casa?
- Como assim?!
- Bom, vamos lá! Quero que cheguem à conclusão de que o maior responsável pela alimentação de seus filhos são vocês mesmos. Se não põem besteiras na geladeira e despensa, não há como eles se alimentarem delas!
- Mas o que fazer, vou deixar ele morrer de fome?
- Absolutamente... Deixe à disposição frutas e sucos naturais! Imponha limites para a ingestão de guloseimas! Deixe-as para ocasiões especiais, tais como aniversários, idas ao parque ou shopping ou churrascarias. O que não pode é a excessão virar rotina.
- Eh! Acho que realmente o senhor tem razão. Me passe uma dieta!
- Melhor que isso, vamos fazer um exercício! Durante estes dois próximos meses, retire os excessos! Não comprem refrigerantes, biscoitos recheados, sucos em caixinhas, regre a ida a pizzarias e churrascarias, evitem os fast-food, os salgados, principalmente os fritos, tais como pastel, coxinha, bomba... E deixem sempre à disposição frutas e sucos naturais. Deem exemplo: comam verduras para que seu filho vejam vocês comendo verduras, proíbam que as refeições sejam realizadas em frente à TV. Uma caminhada ou uma volta de bicicleta com seus filhos todas as tardinhas faz um bem danado para eles e para vocês! E me voltem daqui a 2 meses.
E aí. Já tiveram uma conversa dessas com o pediatra de seu filho? Quem vocês acham que são os maiores responsáveis pela alimentação ruim de seus filhos?
Se mesmo assim, não conseguirem superar esta dificuldade, melhor buscarem orientação de um pediatra, de um endocrinologista ou de um nutricionista.
Sei que não é fácil, pelo contrário. Mas não adianta ser pai e mãe, tem que participar (este final de texto foi horrível, mas o que vale é a intenção).
Ops! Horrível novamente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário