Páginas

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Constipação Inestinal Crônica na Infância

O que é?
Constipação intestinal é um sintoma definido como a ocorrência de evacuações inferior a 3x por semana (exceto em pacientes em aleitamento materno exclusivo) ou um dos sintomas a seguir: dor à evacuação, presença de fezes endurecidas, conhecidas como cíbalos (as mães relatam que parece cocô de carneiro), sensação de esvaziamento retal incompleto.
No Brasil, estima-se que esta patologia atinja aproximadamente 25% das crianças, sendo responsável por 3% das consultas ao pediatra geral e 25% das consultas ao gastropediatra.

Causas:
Geralmente a criança tem familiares próximos também com a doença. Estão envolvidos ainda fatores alimentares, tais como ingestão de leite de vaca (alguns casos de alergia a proteína do leite de vaca pode-se exteriorizar na forma de constipação), dieta com poucas fibras (pobre em frutas e verduras) e/ou pouco líquido, fatores emocionais (ansiedade, depressão, vítimas de abuso sexual).
Sedentarismo.
Endocrinopatias: deficiências ou excessos de hormônios tireoidianos ou adrenais.
Distúrbio eletrolíticos.
Alguns medicamentos: antidepressivos, antitussígenos, analgésicos opiáceos (codeína, morfina), antiparkinsonianos, anti-hipertensivos, antiácidos contendo alumínio, preparados com cálcio.
Anormalidades anatômicas intestinais: megacólon, fissuras anais, hemorróidas, prolapso retal.

Complicações:
As principais complicações desta doença é a dor abdominal recorrente, escape fecal (calcinha ou cueca suja), distensão abdominal, vômitos, retenção urinária, deficit de crescimento, trauma psicológico e constrangimento.
 
Como se faz o diagnóstico?
Na prática pediátrica, geralmente uma boa conversa com os pais é suficiente para se chegar a uma hipótese diagnóstica muito forte, podendo-se valer ainda de Rx contrastado do intestino (enema opaco) ou mesmo manometria anorretal. Em raros casos faz-se necessários exames mais complexos, tais como biopsia intestinal, por exemplo.
Em adultos, a retossigmoidoscopia pode ser necessária, haja vista que a constipação pode estar relacionada à presença de tumores retais.
 
Como se trata?
A primeira medida a ser tomada sempre é uma tentativa de reeducação alimentar, com aumento da ingestão de fibras e líquidos e treinamento intestinal, estimulando-se que a criança vá ao vaso e tente evacuar após uma das grandes refeições diárias), mesmo que a mesma não esteja com vontade, além de se desestimular a ingestão de leite de vaca e derivados.
Caso as medidas acima não tenham o sucesso esperado, pode-se valer de algumas medicações, tais como o óleo mineral, o leite de magnésia, a lactulona.
Recentemente, chegou ao mercado formulações com fibras solúveis, com os quais tenho obtido boa resposta clínica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário