Páginas

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Estudo Revela Relação Entre Obesidade e HAS em Crianças

Foi publicado, na edição de junho de 2010 da revista da Sociedade Brasileira de Cardiologia- SBC, um estudo realizado em Maceió-AL, que confirma o que todos os médicos já sabem, mas que os pais ainda teimam em não acreditar: "o bebê gordinho, apesar de bonitinho, nem sempre é saudável..."
Este estudo foi realizado em 1253 crianças entre 7-17 anos, onde se analisou as medidas de peso, altura, espessura da prega do tríceps, circunferência da cintura, pressão arterial, cálculo do IMC, prega cutânea do tríceps, circunferência da cintura e aferição da pressão arterial.
O resultado foi o mais óbvio possível: houve forte correlação entre a obesidade nestas crianças e o diagnóstico de hipertensão arterial sistêmica (HAS).
Além disso, constatou-se que quase 10% das crianças analisadas já apresentavam obesidade antes de entrarem na vida adulta.
Este estudo, portanto, serve como alerta para os pais!
 E a melhor maneira de se frear o crescimento da obesidade e da HAS na população pediátrica é estimular alimentação saudável, com restrição de salgados, enlatados, conservas, etc, e realização de atividades físicas, o que nem sempre é fácil se conseguir dos em nossos "pimpolhos" que estão na era digital, onde cada vez passam mais tempo em frente ao computador e videogames.

SUGESTÃO DO "PEDIATRA-PAI"

1º - Impor dietas rígidas não é a melhor estratégia (nem você, papai ou mamãe, conseguiu!).
2º - Se seu filho não é quem faz o supermercado, o maior responsável pelas porcarias que entram em sua casa é você mesmo.
3º - Sendo assim, não compre refrigerantes, salgadinho, enlatados, etc. Deixe estes alimentos reservado para ocasiões especiais.
4º - Dê exemplo! Se você não come salada, como exigir que eles comam?
5º - Evite os exageros... Pense bem! O que você acha que seu filho está exagerando na hora das refeições e o que se pode fazer de imediato para reduzir, nem que seja um pouquinho, esses exageros? Faça!
6º - Que tal se todos em casa realizarem uma caminhadinho ao final do dia?
7º - Deixe sempre disponível para eles frutas e sucos naturais. É melhor biscoito água e sal que biscoito recheado. É melhor um sanduíche natural, com pão integral, que um amburger (OBS.: a fome é o melhor tempero que existe)
8º - Prefira os presuntos light, de peito de peru ou frango. Os queijos brancos são menos calóricos que os amarelados.
9º - No final de semana, libere um pouquinho, afinal, são crianças, não soldados prisioneiros em campos de concentração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário