Páginas

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Golfadas ou Vômitos?

Regurgitação (golfada) é um sintoma bastante comum, principalmente nos primeiros meses de vida, em que ocorre a eliminação de pequena quantidade de alimento ingerido (leite) pela cavidade oral. É mais comum após o bebê ter mamado, geralmente vem em pouca quantidade, não apresenta sintomas como náusea ou mal-estar e geralmente não vem acompanhado de choro.
As regurgitações são consideradas normais nos bebês e não merecem, na grande maioria dos casos, nenhum tratamento.
Já os vômitos são precedidos de náuseas, há a aliminação de quase todo o leite ingerido, podendo inclusive haver eliminação do mesmo pelas narinas, e a criança chora bastante após ter vomitado.
O vômito é sinal de doença e sempre deve servir de alerta para os pais, principalemente quando vier com uma frequência maior que dois episódios ao dia, febre e perda de peso.
Dentre as doença exteriorizadas pelo vômito, além das infecções, uma bastante comum na primeira infância é a Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE).

O que fazer para reduzir os episódios de refluxo?
  • Após a mamada, mantenha o bebê de pé, no seu colo, com o tronco elevado por, pelo menos, 30 a 40 minutos. Para ajudá-lo a arrotar, dê leves tapinhas em suas costas.
  • Eleve em 30 cm a cabeceira do berço.
  • Depois que ele mamar, evite balançá-lo.
  • Ao colocar as fraldas, não aperte muito.
  • Não ofereça alimentos ácidos, como laranja ou abacaxi.
Como Dieferenciar o refluxo fisiológico da DRGE?

Em caso de dúvidas, o melhor é buscar ajuda do pediatra! Ele, ou o gastropediatra, poderá fazer o diagnóstico e dar as orientações necessárias para o tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário