Páginas

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Resfriado Comum

O resfriado comum é a doença infecto-contagiosa mais comum na infância, sendo a principal causa de consultas nos consultórios pediátricos de todo o mundo.
Apesar de geralmente ter um curso auto-limitado, benigno, afetar pacientes de todas as idades, pode causar interrupção das atividades escolares e do trabalho, pelo mal-estar geral por ele produzido.
É uma doença universal, ou seja, existe em todo o mundo, pode afetar as pessoas de qualquer idade, sexo, razão ou condição social.
As crianças apresentam, em média, 3 a 8 episódios ao ano, o que às vezes leva à impressão de que a criança não se cura nunca da gripe (queixas das mães).Mais de 200 virus podem causar infecções respiratórias, sendo os mais comuns os rinovirus, os coronavirus, o influenza, o respiratório sincicial e o adenovirus.

O quadro clínico habitual é composto por tosse, coriza, dor de garganta, espirros, mal-estar e febre. A febre, por sua vez, tem intensidade variável. A coriza, que inicialmente é clara (hialina), como o passar dos dias torna-se esverdeada ou amarelo-esverdeada, mas sem indicar, necessariamente, complicação do quadro por infecção bacteriana associada.

A duração média do resfriado é de 7 dias. Entretanto, alguns sintomas, principalmente a tosse, pode durar até 2 semanas.

Não existe tratamento específico e eficaz para o resfriado, devendo este ser restrito ao uso de sintomáticos para a febre (dipirona, paracetal, ibuprofeno, p.ex). Além disso, pode-se aliviar a obstrução nasal com o uso de soro fisiológico na temperatura ambiente, instilado nas narinas.
Medicações contendo cloreto de benzalcônio devem ser evitadas, principalmente nos asmáticos, pois podem piorar as crises de broncospasmo, além de irritar as narinas.
O uso de descongestionantes sistêmicos também devem ser evitados.
Em caso de  dor de garganta, esta pode ser aliviada mediante gargarejos de água morna com vinagre e sal.

Fonte: Tratado de Pediatria do IMIP

Opinião do "pediatra-pai":

É difícil vermos nossos filhos sofrendo os efeitos do resfriado e não fazermos absolutamente nada. Eu, particularmente, faço uso de soluções nasais a base de solução salina a 3% e, nos casos onde a obstrução nasal é mais intensa, uso descongestionantes tópicos ou corticóides nasais tópicos, pois aliviam muito a obstrução nasal e a coriza.
Frequentente também uso uma associação de anti-térmico (prefiro a dipirona ou o ibuprofeno), com corticóide e anti-histamínico, nos dias em que os sintomas estão mais intensos (3-5 dias).
Sou muito rígido quanto ao uso de antibióticos, e só os prescrevo se a febre ultrapassar os 5-7 dias e se houver queda dos estado geral do paciente. Minha primeira opção sempre é a amoxicilina. Se suspeito de pneumonia, uso do Cefaclor.
Em pacientes com crises asmáticas, a utilização de corticóide e broncodilatadores faz-se necessária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário