Páginas

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Meningites

Meninges são membranas que envolvem o encéfalo (cérebro, bulbo e cerebelo) e a medula espinhal. Elas são constituídas por três camadas: dura-máter, aracnóide e pia-máter. No espaço entre a aracnóide e a pia-máter circula o líquido cefalorraquidiano (LCR) ou líquor.
Quando uma bactéria ou vírus, por alguma razão, consegue vencer as defesas e aninhar-se nas meninges, elas se inflamam, podem produzir pus e a infecção se espalha por todo o sistema nervoso central.
No paciente com meningite, mas principalmente na criança, deve-se estar atento para os sinais da doença, principalmente neste período chuvoso que se inicia. Dor de cabeça (ou irritabilidade nas crianças menores), vômitos (em jato) que se repetem, rigidez da nuca (a criança não consegue movimentar a cabeça normalmente), prostração, febre alta são sintomas característicos do quadro de meningite. Por isso, nunca devem ser desconsiderados, especialmente em duas faixas etárias extremas: nos primeiros anos de vida e quando as pessoas começam a envelhecer.
Diagnóstico precoce e início imediato do tratamento são fundamentais para controlar a evolução da doença.
A punção e estudo do LCR é o método mais adequando para a confirmação da suspeita diagnóstica e o tratamento, em caso de meningite por bactérias, se faz com o uso de antibióticos geralmente venoso, por pelo menos 7-10 dias.
as meningites bacterianas causadas pelo meningococo, pelo pneumococo e pelos hemófilos que podem provocar quadros graves e deixar seqüelas, como surdez em um ou nos dois ouvidos porque a infecção afeta os nervos auditivos.


Existe prevenção?
Sim.
Para a meningite por hemófilos, que ocorre em crianças até por volta dos 5 anos, existe uma vacina, a Hib, que já faz parte do calendário de vacinação e é administrada aos dois, quatro e seis meses de vida, sendo feitas depois as doses de reforço.
A vacina contra a meningite por pneumococo também existe, e desde o início deste ano encontra-se disponível na rede pública de saúde (Pneumo 13).
Quanto à vacina contra meningite por meningococo, a problemática é outra: não está disponível na rede pública, sendo relativamente cara para a maior parte da população brasileira.
Outra forma muito barata de reduzir (não eliminar) os riscos de contaminação pelas bactérias que provocam a meningite são os cuidados de saneamento básico, mantesr os ambientes sempre ventilados e sem aglomeração de muitas pessoas e manter uma alimentação saudável dos pequenos, fortalecendo assim seu sistema imunológico.

Fonte: www.drauziovarella.com.br/ExibirConteudo/2408/meningite

Nenhum comentário:

Postar um comentário