Páginas

domingo, 26 de dezembro de 2010

Queimaduras: acidentes comuns no período de férias.

Segundo as diretrizes das Sociedades de Pediatria, a melhor maneira de preveção de qualquer acidente doméstico é afastar todo e qualquer objeto ou condição que possa acarretar algum acidente.
Por exemplo:
- Não adianta por o frasco com soda cáustica no local mais elevado da cozinha. A melhor maneira de prevenção é não ter em casa.
- A melhor maneira de evitar queimaduras na cozinha não é pondo os cabos das panelas virados para dentro. A maneira mais eficaz é não permitir que a criança entre na cozinha (colocação de portãozinho na porta da cozinha).

Cerca de 55% dos casos de queimaduras em bebês são provocados pelo contato com líquidos ferventes. Podem ocorrer durante o banho, atingindo principalmente a região genital, ou pela ingestão de alimentos muito quentes, lesando o interior da boca e os lábios. Ou, ainda, por acidentes com fogões, aquecedores e churrasqueiras. Choque elétrico, exposição prolongada ao sol e contato com substâncias inflamáveis, como o álcool, também estão entre os fatores de risco. Os acidentes, na maioria das vezes, acontecem dentro de casa, inclusive na presença dos adultos. E deixam marcas físicas e emocionais para toda a vida.

Graus de intensidade

Conforme sua profundidade, a queimadura tem as seguintes classificações:

Primeiro grau – lesão mais superficial, que afeta somente a epiderme (camada superior da pele), deixando um tom avermelhado. Uma semana depois, a região descama e volta ao seu aspecto original.
Segundo grau – quando atinge a derme (segunda camada da pele). Forma bolhas, mas, se não houver complicações, em duas semanas a área queimada se regenera. Em casos mais graves, ficam algumas cicatrizes.
Terceiro grau – neste nível, a queimadura destrói a epiderme e a derme, deixando um aspecto de carne viva. Requer socorro médico imediato. A recuperação pode demorar meses, deixar o paciente incapacitado ou ter conseqüências ainda mais sérias.

No primeiro momento

Quando o bebê se queima, nada de apelar para cremes hidratantes, borra de café, pomadas, folha de bananeira ou qualquer outra substância. Lave a região queimada com água fria, corrente, e procure, imediatamente, o hospital.
Evite dar qualquer medicamento e não deixe que ele coma nada, porque pode haver necessidade de tomar um anestésico mais tarde. Dependendo do tipo de acidente, alguns cuidados são indispensáveis:

Trauma elétrico – desligue a corrente e reanime a criança, ainda em casa, com respiração boca-a-boca.
Trauma químico – lave seguidamente o local da lesão com água corrente.
Trauma por fogo – envolva a criança com um cobertor ou colcha. Em seguida, lave a região atingida com água fria.

Como prevenir?
Por maiores que sejam os cuidados, nem sempre é possível evitar estes acidentes. Mas, valem algumas recomendações:

- Siga o horário determinado pelo pediatra para a exposição ao sol: antes das 10:00h e depois das 15:00h.
- Vede as tomadas da casa com protetor próprio, além de não deixar fósforos, isqueiros, cigarros acesos ou produtos inflamáveis, como o álcool, em locais de fácil acesso.
- Teste, com o cotovelo, a temperatura da água, antes de colocar o bebê na banheira. E também a dos alimentos, líquidos ou sólidos que ele vai comer.
- Mantenha as crianças longe da cozinha, principalmente se o fogão ou o forno estiverem acesos. Para acendê-los, primeiro risque o fósforo e só depois gire o botão.
- Ao cozinhar, vire os cabos das panelas para dentro. Se usar a panela de pressão, espere que todo o vapor saia, antes de abri-la.
- Verifique possíveis vazamentos de gás, usando espuma de sabão para localizá-los. Caso existam, chame, imediatamente, o técnico especializado.

Regina Protasio
Consultoria: Dr. Carlos Fontana, cirurgião plástico. Chefe do Serviço de Queimaduras do Hospital das Clínicas/SP

Um comentário:

  1. O meu filho tem um ano é faz isso de vez em qdo aconteceu numa festinha fiquei desesperada Porã e angustiaNte ver seu filho nessa situaçao

    ResponderExcluir